quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Por que “País Vasco”?

O título deste blog pode causar estranheza quando acessado por muitos cruzmaltinos. A maioria com certeza já ouviu a expressão “País Vasco”, nunca porém em referência à imensa torcida bem feliz.

A idéia original era simplesmente um trocadilho, além de lançar uma expressão que mais uma vez diferenciaria o Vasco de todos os outros clubes, que preferem chamar seus torcedores de “nação”. Uma breve análise da região fonte da inspiração, porém, fortaleceu ainda mais uma possível identificação.

Para quem não conhece, o País Basco (ou “País Vasco” em espanhol) é uma região histórico-cultural localizada no extremo norte da Espanha e no extremo sudoeste da França. Eles têm língua própria (o euskara), e também alguns movimentos que defendem sua independência.

Dentre os símbolos do País Basco original estão sua bandeira.

E não é que as formas do pavilhão se parecem com a cruz-de-malta? Quando colocada sobre um fundo verde então fica igualzinho. Além de possuir as cores de Portugal.

Já estava feliz por saber que os bascos (como são chamados os habitantes do País Basco) têm bom gosto para escolher seus símbolos, quando me deparei com um outro traço da cultura basca.


Ele mesmo! O bacalhau! Antes de sua industrialização os bascos já o comercializavam, e foram os primeiros a utilizar sal para que durassem mais.

Depois dessa não havia dúvidas de que o trocadilho seria mais do que acertado, dadas as coincidências que ligavam os bascos (cerca de 2,1 milhões) aos cruzmaltinos (cerca de 10 milhões segundo a pesquisa menos absurda já feita - Lance!/Ibope de 2004). Cruzmaltinos do mundo, uni-vos! O Vasco somos nós – e o País Vasco também...

Se quiser conhecer um pouco mais sobre o País Vasco original, veja na Wikipedia e no Site da Comunidade Basca no Brasil.

3 comentários:

Brunno disse...

Muito interessante!
No aguardo de novos posts!

Anônimo disse...

Nunca havia pensado na idéia, mas gostei.

saudações vascaínas!

sarah disse...

adorei :)