quinta-feira, 2 de abril de 2009

Imensa Torcida

“O maior patrimônio de um clube é a sua torcida”. Não há explicação melhor do que a já batida frase para a relação entre tantas instituições e os seus seguidores. A forma como esse patrimônio foi contruído explica muito das idiossincrasias desses diversos grupos, heterogêneos em muitos sentidos.

É a história que explica a ligação entre os Cruzmaltinos e o Club de Regatas Vasco da Gama. A história de seguir o mais difícil dos caminhos, contra tudo e contra todos, e ver surgir da luta pela sobrevivência uma vitória maior que o tornou inigualável entre os grandes. A história de não ser um reles expectador das batalhas, mas participar ativamente destas, resultando em frutos concretos (jamais conseguidos por seus adversários) que poderão ser admirados por seus filhos e netos. A história de unir por um forte laço tantos corações (que não se renderam à campanha diária que conquistou tantas personalidades fracas e as transformou em adeptas de alguma instituição cujos laços são bem mais frágeis) que estes constituíram um verdadeiro País dentro de um país. A história que resultou, não por acaso, no único hino de um clube grande que traz em si referências ao tamanho de sua torcida e a sua dimensão nacional, que alcança todos os recantos desse Brasil continental. Uma história que muitos tentaram abafar, mas que se faz imortal através de uma simples análise dos fatos.


Foto: Blog de Pedro Martinelli

4 comentários:

João Medeiros disse...

Uma imagem vale mais que mil palavras.

Se alguém ainda dúvidava dessa máxima, basta olhar a foto.

Pouquíssimos clubes são verdadeiramente nacionais como o VASCO.

Parabéns pelo texto.

Vinícius*Magalhães disse...

Realmente uma imagem vale mais do que mil palavras. O Vasco tem um nome 'euopeu', mas não há mais nacionalidade em outro clube no Brasil. Bom texto.

confira nosso blog também

www.torcidacruzmaltina.blogspot.com

e se desejar parceria, contate-nos.

Saudações Vascaínas

Júnior Leite disse...

Olá sou Júnior Leite, administrador do blog 'O Glorioso Vascão' (http://ENDEREÇO.blogspot.com) e gostaria muito de uma troca de links com você, um tipo de parceria entre o seu blog (http://opaisvasco.blogspot.com/) e o meu. Caso aceite você me avise atravéz do meu email (gloriosovasco@gmail.com).

O Glorioso Vascão agradeçe a sua atenção.

Brasil Empreende disse...

Ola visitei seu blog e gostei muito e gostaria de convidar para acessar o meu também e conferir a postagem de hoje: Times financiam falta de idoneidade no brasileirão 2009
Sua visita será um grande prazer para nós.
Acesse: www.brasilempreende.blogspot.com
Atenciosamente,
Sebastião Santos.